27.1.14

decorar hamlet

Olá Monologers!

     Tenho vindo a decorar um excerto da peça Hamlet de William Shakespeare (1564-1616) para fazer exercícios nas aulas da cadeira de Oficina Comum, uma cadeira que eu já referi várias vezes aqui no blog, onde abordamos várias técnicas de trabalho do ator. Na verdade, este texto serve apenas para termos um texto com que trabalhar nas aulas e para que todos possam ter o mesmo texto.
     Hamlet é uma tragédia que retrata a história do princepe da Dinamarca, Hamlet, que tenta vingar a morte do seu pai. É difícil decorar Hamlet, a linguagem é diferente da que usamos no dia a dia e existe uma grande tensão nas palavras, o texto é muito forte e como o meu professor disse : "Existem muitos atores que deixaram a representação depois de terem representado Hamlet." É um texto que requer muito do corpo e da mente, exije muito do ator, eu própria adorava interpretar Hamlet, tenho a certeza que seria um belo desafio, adorava experimentar toda essa intensidade que a peça requer do início ao fim e saber como é que me ia sentir, como é a exaustão a fim de horas em palco, que pensamentos iria ter, como iria ficar o meu corpo... Acho que aqueles que já tiveram a oportunidade de fazer este papel tiveram uma experiência inesquecível!

      Eu nao tenho nenhum conselho para decorar texto até porque acho que isso é muito pessoal, cada um tem de encontrar a sua forma de decorar, isso varia muito de pessoa para pessoa. Eu por exemplo, é-me muito mais fácil decorar texto logo pela manhã e antes de dormir, não sei porquê mas é dos momentos em que eu sinto que o texto está mesmo a afixar-se na minha cabeça e consigo dize-lo de forma fluente. Uma das coisas boas e que também resulta comigo é, a partir do momento em que tenho o texto mais ou menos sabido e quero fazer com que seja muito mais fluente e etc, eu faço várias ações enquanto vou dizendo o texto, por exemplo arrumar a casa! É uma espécie de dois em um e ajuda-me imenso!  :)

     Vou mostrar-vos algumas fotografias que eu tirei em dias diferentes de quando estive a decorar o texto e vou mostrar-vos também fotografias de um dos exercícios que fiz hoje, que requeria o texto do Hamlet.

"Exaustão física e mental do ator: Hamlet" CirilaBossuet. 

Com um beijinho repleto de Arte, Cirila Bossuet.

-----Tradução / Translation-----
Name of the post : decorate hamlet
Monologers, Hello!
     I have been decorating an excerpt from the play Hamlet by William Shakespeare (1564-1616) to do exercises in the lessons of discipline Joint Workshop, a discipline that I have mentioned several times here on the blog where we discuss various techniques of work actor. In fact, this text serves only to have a text to work with in class and for everyone to have the same text.
     Hamlet is a tragedy that depicts the history of princepe of Denmark, Hamlet, who tries to avenge his father's death. It is difficult to memorize Hamlet, the language is different from what we use in everyday life and there is great tension in the words, text is very strong and as my teacher said, "There are many actors who left the representation after they made Hamlet. " It is a text that requires a lot of body and mind, demands much of an actor, I myself would love to play Hamlet , I'm sure it would be a nice challenge, loved the whole experience this intensity requires that the piece from start to finish and know how it would feel like is the exhaust so hours on stage , who would have thought , as my body would get ... I think those who have had the opportunity to make this role had an unforgettable experience !
      I do not have any advice for decorating text up because I think this is very personal , everyone has to find their way to decorate , this varies greatly from person to person . I for one , I am much easier to decorate text in the morning and before bed , do not know why but it's the moments when I feel that the text is even if affixed in my head and I can say it so fluent. One of the good results and also things with me is , from the moment we got the text more or less known and I want to make it more fluent and etc , I 'll do several actions while saying the text , eg to fix home! It's sort of two in one and helps me a lot ! :)
     I'll show you some pictures that I took on different days of when I decorate the text and I will also show you photographs of one of the exercises I did today , which required the text of Hamlet .
" Physical and mental exhaustion actor : Hamlet " CirilaBossuet . 
With a kiss full of Art, Cirila Bossuet.

Um comentário: